top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

II Canta Vale do Aço – Encontro Regional de Coros



A Associação Coral Fundação São Francisco Xavier reúne seis coros na segunda edição do Canta Vale do Aço – Encontro Regional de Coros. O evento tem como principal objetivo divulgar o trabalho realizado por coros atuantes no Vale do Aço, que ao longo do ano abrilhantam os mais diversos eventos em suas comunidades e áreas de atuação.


Nesta edição participam O Coral Câmara, Coral Unileste, Grupo de Musicalidade da AAPI, DI Lasso Oficina de Música, Coral Gente Nossa e Coral Fundação São Francisco Xavier. As apresentações acontecem no próximo sábado, 22 de junho, a partir das 20h, no teatro do Centro Cultural Usiminas.


Coros Participantes


O Grupo de Musicalidade da AAPI foi criado em 2004 e desde então vem realizando apresentações nos mais variados espaços. Possui um repertório eclético e participa de importantes eventos como a Semana do Aposentado, Cantata de Natal, Outubro Rosa e em igrejas.


Conta atualmente com 40 integrantes entre sócios e dependentes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga e tem como regente Iris Gaudereto.


O coro Gente Nossa vem do bairro Iguaçu, em Ipatinga. É regido pelo maestro Osmar Marciano Alves e foi fundado em 1990.


Já participou de importantes eventos como Canta Coral, Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora, o Minas Cantat em Belo Horizonte, o 5° Encontro de Coros em Além Paraíba, 2° Enacopi Piracicaba São Paulo, 6° Circuito em Diamantina, 8° Cantares Espírito Santo, 30° Encontro de corais de Poços de Caldas, 9° Canta Brasil em São Lourenço, dentre outros. Realizou durante cinco anos o Enrecoros - Encontro Regional de Coros.


O Coral Câmara surgiu em 2017, como forma de integração e fomento cultural junto aos servidores da Câmara de Ipatinga e membros da comunidade.


Desde então vem desenvolvendo atividades de preparação do grupo como um trabalho estruturado de técnica vocal e percepção musical, por meio de ensaios que são realizados. Sua primeira apresentação foi em 2018, na posse da Câmara Mirim.


Participou da reinauguração do CAC. - Centro de Atenção ao Usuário da Câmara Municipal. Realizou em 2018 na Estação Memória e na Câmara Municipal sua primeira Cantata de Natal .

O coro está sob regência do professor e tenor Cleverton Nunes, graduado em Música e Canto, que também assina a direção artística do grupo.


De Coronel Fabriciano o Canta Vale do Aço recebe o Coral Unileste, que é composto por alunos e colaboradores da instituição, além de pessoas da comunidade.


É regido pelo maestro Luciano Mendes Lima e desde sua fundação, em 2003, tem se apresentado em festivais, cultos ecumênicos, cantatas de Natal, eventos acadêmicos, formaturas e encontro de coros. Com os eventos que realiza o coro tem criado oportunidade de divulgação e valorização da música vocal.


Também de Fabriciano o encontro recebe o “Di Lasso, oficina de música”. Sob regência do maestro Luciano Mendes Lima, reúne cantores dispostos a fazer um trabalho independente.


Sua audição de estreia foi em 2017 e desde então vem se apresentando periodicamente, sempre cultivando a música coral polifônica, desde o período do renascimento até a música de hoje.

Com o grupo foram realizados dois grandes concertos no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, em 2018 e 2019, ambos com o título “A arte da polifonia vocal”.


E o anfitrião do Canta Vale do Aço é o Coro Fundação São Francisco Xavier. Em atividade desde 2001, o coro realiza eventos que muito contribuem para a divulgação do canto coral.


É formado por colaboradores da Fundação São Francisco Xavier e da comunidade. Dentre as atividades desenvolvidas desde sua fundação destacam-se o Doutores da Música, projeto que tem como característica levar o canto coral a ambientes hospitalares; a Semana da Música e Cantata de Natal que são realizadas nas unidades do Hospital Márcio Cunha e postos de atendimento.


Além de musicais especialmente concebidos para o coro, que muito tem agradado o público. A regência do coro está a cargo de Leandro Morais Almeida e preparação vocal de Giani de Almeida.


Homenagem


Esta edição do Canta Vale do Aço homenageia o maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo, que nos deixou em 2016. Melque, como era carinhosamente chamado, desenvolveu um importante trabalho em prol da música na região.


Sua formação musical se iniciou em 1978 estudando trombone, com o professor Paulo Roberto Pereira. A partir dai não parou mais. Sempre em busca de conhecimento musical e aperfeiçoamento participou de vários cursos com grandes mestres nacionais e internacioais de regência coral.


Esteve à frente de importantes grupos no Vale do Aço. Foi regente da Banda de Música Sons de Júbilo e fundador da Orquestra Jazz Vale do Aço. Membro fundador e director cultural da Associação Coral Usina Intendente Câmara, onde fundou e regeu o coro infantojuvenil, além de participar ativamente de importantes eventos corais como o Encontro de Música Sacra e o Canta Coral – Encontro Nacional de Coros que, durante anos, recebeu importantes grupos corais de todo o país.


Foi fundador e regente do Madrigal Exsultate, grupo coral atuante no Vale do Aço. Foi regente director musical do coro Fundação São Francisco Xavier durante três anos, atuando à frente de apresentações dos projetos desenvolvidos pelo coro, como o Doutores da Música, Concerto de Inverno e Cantata de Natal.


Uma realização da Associação Coral Fundação São Francisco Xavier o Canta Vale do Aço conta com patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura, Usisaúde e Fundação São Francisco Xavier. O incentivo é do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Ingressos para o encontro podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia entrada, estendida a todas as categorias até 2h antes da apresentação. Após este horário meia entrada para estudantes, professores, menores de 18, maiores de 60 e colaboradores Usiminas, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e FSFX.


Contatos:


Direção Geral: Geraldo Magela dos Santos – (31) 98886 0026

Direção Cultural: Kênia Coeli Patrício – (31) 99701 5166

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page