top of page

Memorial Brumadinho recebe “Zona de Sacrifício”, peça teatral sobre impactos da mineração

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

Esta é a primeira apresentação artística a integrar a programação do local dedicado às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho

Foto: João Borges


Neste sábado (26), às 17h, o Memorial Brumadinho recebe, pela primeira vez, uma apresentação artística: o espetáculo teatral “Zona de Sacrifício”, interpretado pela atriz Carolina Correa e com direção e dramaturgia de Laura Duarte.


A peça, com classificação de 14 anos, aborda os impactos sociais, ambientais e culturais da mineração em Minas Gerais, unindo diferentes linguagens artísticas.


A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria ou no site. Nesse dia, o Memorial Brumadinho ficará aberto até as 19h e a entrada será permitida até as 17h.


Após ser exibido no Chile, na França, em São Paulo e Tiradentes, o espetáculo chega a Brumadinho evocando discussões caras ao Memorial, como o impacto socioambiental gerado pelo extrativismo mineral, com ênfase nos danos provocados pelas barragens de rejeitos.


A obra toca nas feridas abertas do Brasil e sobretudo do estado de Minas Gerais, onde vive a atriz, engajada na luta social, em questões ambientais e no feminismo — temas reunidos no espetáculo.


“Zona de Sacrifício” se desdobra em três movimentos distintos que, juntos, buscam provocar uma reflexão sobre a mineração e suas repercussões.


O primeiro levanta a questão: "E se a mineração fosse um deus?", explorando os sacrifícios exigidos por essa divindade em um contexto de surrealismo grotesco.


O segundo movimento enfoca a linguagem publicitária das empresas mineradoras, criticando seus jargões e promessas.


O terceiro e último aborda os depoimentos de moradores do interior de Minas Gerais, trazendo à tona as experiências e realidades daqueles diretamente afetados pelos crimes ambientais.


A peça mescla dança, teatro e performance em um momento de sensibilização sobre o que ocorreu no local do Memorial e em Mariana, e que pode vir a acontecer em outras cidades mineiras.


Unindo diferentes linguagens artísticas, “Zona de Sacrifício" conta, ainda, com imagens e registros gentilmente cedidos por outros artistas, como Bruno Veiga, Julia Pontes, Pedro de Filippis, Lucas Bambozzi, Clarissa Campolina, Chris Tassis e André Hallak. A direção de imagens de João Borges.


Sobre o Memorial Brumadinho


O Memorial Brumadinho é um espaço de memória e reflexão dedicado a honrar as 272 vítimas do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em 2019.


Com um projeto arquitetônico premiado internacionalmente, o Memorial preserva a história e promove ações educativas para que tragédias como essa nunca se repitam. Localizado no próprio local do rompimento, ele se tornou um símbolo de reverência, cuidado e diálogo com a comunidade e visitantes.


O local é uma realização da Fundação Memorial de Brumadinho.


Serviço

Peça teatral “Zona de Sacrifício” no Memorial Brumadinho

Data e horário: 26 de julho (sábado) às 17h

Local: Memorial Brumadinho

Ingressos gratuitos: retirada no site ou na bilheteria do espaço

Nesse dia, o Memorial Brumadinho ficará aberto até as 19h e a entrada será permitida até as 17h.


 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page