top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

O choro vai brilhar no Cocais das Estrelas



Projeto Chorinho do Vale vai, no domingo, ao distrito de Antônio Dias


O projeto Chorinho do Vale realiza sua penúltima apresentação desta primeira temporada no próximo domingo (30), às 15h, na quadra de Cocais das Estrelas, distrito de Antônio Dias.


Com o propósito de resgatar o Chorinho por meio da difusão do gênero musical tão brasileiro pelas cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, o repertório do show privilegia grandes nomes da música genuinamente brasileira, como Ernesto Nazareth, Pinxinguinha, Noel Rosa, entre outros.


“Gênero urbano e de origem popular do Rio de Janeiro do século 19, o choro vive um momento especial no Vale do Aço”, segundo observa a produtora do projeto, Leila Cunha, acrescentando que “a iniciativa dá espaço para a nova geração de chorões que compõem o grupo Choro do Vale, de reviver grandes canções nacionais, muitas delas, já conhecidas do público”.


O Chorinho do Vale conta com o patrocínio da Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Antônio Dias.


“A cidade recebe de braços abertos o projeto Chorinho do Vale, que é muito importante para o fortalecimento da cultura em nosso município. O projeto é uma oportunidade para as pessoas conhecerem obras clássicas do choro e, para quem já conhece, matar a saudade desse gênero pouco executado na grande mídia”, pontua o assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Antônio Dias, Hálesi de Carvalho.


Ainda segundo ele, o espetáculo musical estimula uma maior integração dos moradores da sede com a comunidade do Cocais das Estrelas.


O projeto Chorinho do Vale, que já passou pelas cidades de Ipaba e Periquito, finaliza sua primeira temporada no mês de julho, na cidade de Belo Oriente, tornando o gênero acessível gratuitamente a essas comunidades, como observa Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, também responsável pelo Instituto Cenibra.

“Acreditamos na democratização do acesso à cultura, em especial nas cidades do interior, tão carentes de mecanismos de cultura gratuita para população. Este projeto é mais uma iniciativa nesse sentido”.


O choro


O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.


O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.


Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho - a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas -, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.


SERVIÇO


Chorinho do Vale

Dia: 30 de junho (domingo)

Horário: 15h

Local: Cocais das Estrelas, na quadra da comunidade

Entrada gratuita

Fotos: Eduardo Galetto - Cidade Nuvem

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page