top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas comemora 20 anos



O projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas comemora 20 anos de atividades com uma programação toda online, disponibilizada gratuitamente nos canais do projeto.


Nomes de peso da cena nacional como Michel Melamed, Ana Botafogo, Grace Passô, Márcio Abreu, Bia Lessa, Luiz Carlos Vasconcelos, Wladimir Medeiros e Raysner de Paula.


já confirmaram presença. A iniciativa busca promover trocas de experiencias artisticas, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos da região.

Videoaulas e bate papo integram a programação do projeto, que começa na próxima segunda-feira, 21 de setembro e se estende até novembro.


O projeto


Em 20 anos de atividades o Oficinas Culturais proporcionou à Região do Vale do Aço cerca de 100 processos de formação como cursos, oficinas, workshops, palestras e intercâmbios, em diversos segmentos artísticos e técnicos, abrangendo as áreas de teatro, dança, circo, cinema e música.


Foram oferecidos temas como interpretação, técnica vocal, expressão corporal, cenografia, iluminação, figurino, dramaturgia, produção, trilha sonora, sonorização, maquiagem, cenotécnica, máscaras, manipulação e construção de bonecos, commedia dell’arte, vídeo dança, composição coreográfica, biomecâneca, clown, entre outras.


Passaram pelo projeto grandes nomes do cenário artístico brasileiro como Márcio Abreu, Luís Louis, Sandra Vargas, Grace Passô, Denise Stoklos, Luiz Carlos Vasconcelos, entre outros.


O diretor e ator Claudinei de Souza, idealizador do projeto, conta que o Oficinas nasceu de uma inquietação muito particular, que era a necessidade de uma formação continuada, que não existia na região.


Para aprimorar seus conhecimentos e técnicas os artistas locais tinham que se deslocar para a capital ou outras cidades fora do estado.


E os custos para se fazer uma oficina com profissionais dos grandes centros sempre foi muito alto, pois envolve o transporte, hospedagem, alimentação, além do custo da oficina em si.

Assim nasceu a ideia de fazermos um projeto que possibilitasse essa troca de experiências, destaca Claudinei.


O diretor nos conta que, nas três primeiras edições as oficinas eram definidas pela produção. “A partir da quarta edição adotamos uma curadoria compartilhada com os grupos atuantes no Vale do Aço.


Esses grupos passaram a indicar os profissionais que queriam ter aqui, repassando seus conhecimentos. Isso fez com o projeto tomasse uma dimensão maior.


O saldo positivo destes 20 anos é que tivemos aqui mais de 100 processos de formação, que contou com a participação de cerca de 3.000 pessoas, o que contribuiu diretamente com a formação de diversos artistas, avalia Claudinei.


Nesta edição participam das indicações o Coletivo Aberto, Casa Laboratório, Associação Cultural Zélia Olguin /Academia Olguin, Cenika Eventos e o diretor e ator Pedro Barroso.


Videoaulas com artistas regionais


A primeira fase do projeto tem início na próxima segunda-feira, 21 de setembro. A exemplo de anos anteriores, artistas locais ministram três videoaulas.


A videoaula de Iniciação Teatral, que acontece de 21 a 25 de setembro, sempre as 20 horas, será ministrada por Pedro Barroso, que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.


A videoaula busca trazer uma vivência teatral por meio de jogos e exercícios cênicos. Os participantes terão contato com jogos teatrais, exercícios de expressão corporal, vocal e atuação, buscando sempre o lúdico como forma de construção de um trabalho sensível e agradável.


Por meio das técnicas teatrais serão trabalhadas questões importantes na formação pessoal dos participantes: autoestima, escuta, timidez e confiança.


Serão cinco módulos que terão os temas: a origem do teatro – introdução à prática cênica; jogos teatrais e improvisação; expressão e consciência corporal; plástica corporal e voz e criação de partituras corporais.


A videoaula de Danças Urbanas, também dividida em 05 módulos, será ministrada por Douglas Evangelista e acontece de 28 de setembro a 02 de outubro, às 20h. Aborda conteúdos históricos e práticos das Danças Urbanas, em especial o Hip Hop Dance, com o objetivo de trabalhar a movimentação básica, além de desenvolver o estudo artístico do movimento, respeitando sua originalidade.


Truques de maquiagem social e de caracterização para teatro serão ensinados por Rômulo Amaral na videoaula de Maquiagem, que acontece de 05 a 09 de outubro, às 20 horas.


Nessa videoaula o participante também vai acompanhar o passo a passo dessas maquiagens com direito a dicas sobre técnicas, produtos e cuidados de preparação da pele para um bom acabamento e durabilidade.


Rômulo é um exemplo de profissional que iniciou sua carreira após participar de uma oficina de maquiagem, ministrada no projeto Oficinas Culturais por Mona Magalhães em 2005.


A partir desse primeiro contato com o universo da maquiagem ele buscou especialização e hoje é referência com o trabalho de caracterização cênica e maquiagem social que realiza.

Toda programação, que vai até novembro, será disponibilizada em formato online nas plataformas e redes sociais do projeto: Youtube - Oficinas Culturais Ipatinga e Instagram - @oficinas_culturais_Ipatinga.


O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas conta com o patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa, e conta com o Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura. A realização e direção de produção é de Claudinei de Souza, com produção de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.

Serviço:

Programação videoaulas:

Iniciação Teatral – 21 a 25 de setembro com Pedro Barroso

Danças Urbanas – 28 setembro a 02 de outubro com Douglas Evangelista

Maquiagem – 05 a 09 de outubro com Rômulo Amaral

Local: Youtube - Oficinas Culturais Ipatinga

Bate papo com os ministrantes no Instagram - @oficinas_culturais_Ipatinga logo após o lançamento da primeira videoaula de cada categoria.

Bate papo no chat do You Tube, nos demais dias.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page