top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas completa 18 anos



Em comemoração aos 18 anos de atividades o projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas oferece três oficinas que acontecem de abril a julho no Vale do Aço.


A iniciativa busca promover intercâmbio com outros artistas e grupos que possam ajudar no aprimoramento técnico do fazer artístico, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos.


Com inscrições gratuitas as oficinas tem carga horária de 20h e serão realizadas em Ipatinga e Timóteo. Como praxe no projeto duas oficinas foram propostas por grupos da região e uma pela curadoria. O grupo de teatro Coletivo Aberto indicou a oficina Mímica Total e Teatro Físico que será ministrada pelo diretor, ator, mímico e preparador de elenco Luís Louis de São Paulo.


A oficina acontece de 18 a 21 de abril, no Espaço Cultural Casa Laboratório e as inscrições podem ser feitas de 08 a 15 de abril, de 14 às 18h, solicitando a ficha de inscrição pelo e-mail: dineiator@gmail.com ou telefone (31) 98883 3142.


A segunda oficina, Introdução ao Teatro de Objetos, acontece de 29 a 31 de maio e foi indicada pelo grupo de teatro Dama Espaço Cultural. A Diretora, atriz e pesquisadora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento), também de São Paulo ministrará a oficina, que desta vez terá como espaço a sede do Dama Espaço Cultural, localizada em Timóteo. As inscrições serão abertas no período de 20 a 27 de maio, de 14 às 18 pelo telefone (31) 99350 2345.


A última oficina desta edição, Dramaturgia, Performance e Processos Criativos, será desenvolvida pelo diretor, dramaturgo e ator carioca Márcio Abreu, de 11 a 14 de julho, no Espaço Cultural Casa Laboratório. Interessados podem se inscrever no período de 01 a 09 de julho, também de 14 às 18h, pelo telefone (31) 98883 3142.


O projeto


O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas vem sendo realizado desde 2001. Nestes 18 anos já proporcionou à Região do Vale do Aço cerca de 90 processos de formação como cursos, oficinas, workshops, palestras e intercâmbios, em diversos segmentos artísticos e técnicos, abrangendo as áreas de teatro, dança, circo, cinema e música.


Foram oferecidos temas como interpretação, técnica vocal, expressão corporal, cenografia, iluminação, figurino, dramaturgia, produção, trilha sonora, sonorização, maquiagem, cenotécnica, máscaras, manipulação e construção de bonecos, commedia dell’arte, vídeo dança, composição coreográfica, biomecâneca, clown, entre outras.


Todas as ações foram oferecidas de forma gratuita e cerca 2.200 profissionais e estudantes de vários níveis de formação foram beneficiados.


Passaram pelo projeto grandes nomes do cenário artístico brasileiro, dentre os quais se destacam: Grace Passo, Denise Stoklos, Luiz Carlos Vasconcelos, Beatriz Apocalipse (Giramundo), Regina Bertola (Ponto de Partida), Rita Clemente, Carlos Gradim (Odeon Cia. Teatral), José Dias (Unirio), Mona Magalhães (Unirio), Tiche Vianna (Barracão Teatro), André Munhoz (Tá na Rua), Jorge Peña (Uruguai), Vera Sala, Alejandro Ahmed (Cena 11) e Ricardo Gali (Cia. Perversos Polimorfos), Sergio Penna, entre outros.


O Oficinas Culturais conta com o patrocínio da Usiminas e Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais através da lei estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Rodolfo Belo com direção de produção de Claudinei de Souza.


Informações e inscrições pelo telefone (31) 98883 3142, dineiator@gmail.com

Contatos: Claudinei de Souza (31) 98883 3142


PROGRAMAÇÃO:


ABRIL 2019 - Dias: 18 a 21 de Abril (Quinta a Domingo)

Oficina: Mímica Total e Teatro Físico

Ministrante: Luís Louis - SP

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Espaço Cultural Casa Laboratório (Shopping Vale do Aço - 2° piso – ao lado do Cinema)

Inscrições Gratuitas: 08 a 15 de Abril - 14h às 18h.

Informações: (31) 98883 3142 – dineiator@gmail.com – Claudinei de Souza


MAIO - JUNHO 2019 - Dias: 29 a 31 de Maio e 01 de Junho (Quarta a Sábado)

Oficina: Introdução ao Teatro de Objetos

Ministrante: Sandra Vargas – SP

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Dama Espaço Cultural – Rua Romualdo Cristiano Alves, 05 – Timirim - Timóteo.

Inscrições Gratuitas: 20 a 27 de Maio de 14h às 18h.

Informações: (31) 99350 2345 – damaespacocultural@gmail.com – Camila Gomes


JULHO 2019 - Dias: 11 a 14 de Julho (quinta a domingo)

Oficina: Dramaturgia, Performance e Processos Criativos

Ministrante: Márcio Abreu - RJ

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Espaço Cultural Casa Laboratório (Shopping Vale do Aço - 2° piso – ao lado do Cinema)

Inscrições Gratuitas: 01 a 09 Julho de 14h as 18h

Informações: (31) 98883 3142 – dineiator@gmail.com – Claudinei de Souza


Oficina - Mímica Total e Teatro Físico: Dinâmicas e jogos teatrais focados no estímulo psicofísico do ator-criador. Técnicas corporais baseadas em Etienne Decroux, Jacques Lecoq e Desmond Jones. Criatividade e inovação, baseados nos trabalhos de Keith Johnstone, John Cleese e Clive Barker.


Ministrante - Luís Louis - Ator-mímico, diretor e dramaturgo. Fundador do "Estúdio Luís Louis - Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil". Formado pela Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre (Londres). Notório Saber e Mestre pela PUC-SP. Autor do livro A Mímica Total", foi professor de Mímica no Royal National Theatre, na The School of the Science of Acting, ambos em Londres e na PUC-SP na faculdade de "Comunicação e Artes do Corpo".


É especialista em Artes Marciais, Tai Chi Chuan e faixa preta em Kung Fu pelo Templo Shaolin de Kung Fu (TSKF). Dirigiu e treinou grandes nomes do teatro nacional e internacional. Coordenou e dirigiu o Manifesto da Mímica Total I, II, III e IV, em que, também, atuou.


Preparou o elenco para produções no teatro, no cinema e na televisão, entre elas, a minissérie "Hoje é Dia de Maria" na Rede Globo sob a direção de Luiz Fernando Carvalho. Atualmente, apresenta por todo o país os seus espetáculos, atuando, ministrando cursos, proferindo palestras e divulgando a Arte da Mímica Total.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page