Professora do Colégio Católica Padre de Man é vencedora da 7ª edição do Prêmio MapBiomas
- Fernand Lodi
- 9 de jul.
- 2 min de leitura

Alice Arantes Carneiro realizou projeto de recuperação das nascentes do Ribeirão Ipanema
A professora Alice Arantes Carneiro, do Colégio Católica Padre de Man, foi a vencedora da 7ª edição do Prêmio MapBiomas, na categoria Aplicações em Escolas, com o projeto Letramento científico na formação cidadã: jovens lideranças em prol da recuperação das nascentes.
A premiação, realizada na segunda-feira (07), em São Paulo, teve 180 inscritos e reconhece trabalhos inovadores que usam os dados do MapBiomas para promover a conservação, o manejo sustentável e o combate às mudanças climáticas.
Realizado desde 2023 nos municípios de Coronal Fabriciano, Timóteo e Ipatinga, o projeto de recuperação das nascentes do Ribeirão Ipanema envolveu mais de 60 alunos do 9º ano do Colégio Católica Padre de Man, em Coronel Fabriciano.
As atividades foram realizadas em cinco etapas, iniciadas com a oficina sobre método científico, com a identificação de problemas ambientais locais e a elaboração de hipóteses.
Em seguida, foram realizadas oficinas sobre as unidades de conservação, com atividades interativas em estações de aprendizado e debate coletivo.
Depois, aulas de campo no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), com prática sobre biodiversidade.
Os estudantes fizeram ainda a análise de dados com a plataforma MapBiomas, que utiliza a tecnologia de sensoriamento remoto para mapear as transformações do uso do solo.
Para encerrar, as turmas fizeram a ação prática na APA Ipanema, com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
“Receber este prêmio nos mostra que a educação tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, agentes de mudança e envolvidos com a conservação ambiental.
Agradeço a todos os estudantes, colaboradores e comunidade escolar”, diz Alice. “Com as nossas ações vamos ajudar a recuperar áreas de nascentes, impactadas principalmente pelo aumento de áreas de pastagem e exploração imobiliária no município de Ipatinga”, explica a professora, que em 2023 foi vencedora com o projeto, pelo Prêmio Prof. Ângelo Machado Biólogo Educador, promovido pelo Conselho Regional de Biologia 4ª Região.
















































































