top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Práticas na Alfabetização



Fundação Aperam Acesita encerra ciclo de capacitação com pedagogos nos vales do Aço e Jequitinhonha


A Fundação Aperam Acesita encerrou na última semana o ciclo de capacitação com os pedagogos do Vale do Aço e do Vale do Jequitinhonha.


Com o tema Práticas na Alfabetização, os encontros foram realizados presencialmente e virtualmente, totalizando uma carga horária de 19 horas e capacitando 130 profissionais da educação.


A capacitação foi conduzida pela psicanalista, psicopedagoga e doutora em Psicologia Social, Marli Andrade, em parceria com o Gestor de projetos, Paulo Henrique.


“É sempre muito gratificante fazer parte das estratégias do Programa de Melhoria da Qualidade no Ensino dessas regiões por meio da Fundação Aperam Acesita e Prefeituras Municipais. O processo de ensino aprendizagem sob a lógica do Continuum Curricular para a recomposição das aprendizagens requer muito estudo e parceria. Afinal, são muitas as demandas. E, mesmo com tanto comprometimento das equipes escolares, é necessário dar as mãos para avançarmos. Estas formações, portanto, proporcionaram ricos debates, estudos de novas legislações e direcionamento quanto aos critérios de avaliação, registros, planejamento e acolhimento socioemocional. Esses fatores são fundamentais para o alcance dos resultados tão desejados”, observa Marli.


A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais de educação de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina, Veredinha e de Timóteo e a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.


Mestre em Educação, a professora Lucimara Aparecida definiu o encontro como parte do compromisso com uma educação de qualidade da Fundação Aperam e parceiros.

“Os encontros possibilitaram a participação em dinâmicas com cartas, frases, mapas, brincadeiras cantadas que trouxeram leveza. As atividades impactaram positivamente nas competências socioemocionais do grupo, ao passo que durante os encontros foram apresentados documentos e pareceres importantes como a BNCC que não podem se perder na memória.


Ressaltaram também a respeito da importância da Documentação Pedagógica como narrativa na Educação Infantil, expondo como exemplo dessa importância algumas experiências onde a criança é a protagonista. Citações de autores renomados como Paulo Freire, Walter Benjamin, dentre outros, foram citados na palestra, enriquecendo o evento, além do carisma do casal, que nos faz acreditar ainda mais no potencial transformador da educação”, sublinhou Lucymara, que é graduada em Educação Física e Pedagogia, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física; Supervisão Escolar e Orientação Educacional.


Há 23 anos, Aparecida Cordeiro Otoni atua como pedagoga, em Timóteo. Trabalhando com os anos iniciais da Escola Estadual José Ferreira Maia, a educadora reforçou a importância dos encontros em sua jornada profissional.


“Amo o que faço. Sempre procuro inovar, atualizar meus conhecimentos e, claro, a partir das necessidades dos nossos alunos, das suas habilidades e competências não alcançadas, procurando a melhor estratégia para trabalhar junto às professoras e conquistar nossos objetivos”, pontua.


De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, os encontros dão continuidade ao processo iniciado há alguns anos por meio do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino.


“A Marli e o Paulo têm nos auxiliado, apresentando ações que contribuem com a melhoria do processo contínuo de educação, atualizando as pautas educacionais a cada encontro com os educadores”, reflete Venilson.


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page