top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Radionovela Infantil “O Natal da Família Gatsons” é a próxima atração do ENARTCinho



Com o intuito de apresentar ao público infantil a experiência de uma radionovela, o artista ipatinguense, Adilson Mariano, com participação da atriz Eunice Profeta, criou o vídeo “O Natal da Família Gatsons”.


O vídeo será apresentado no próximo domingo, dia 27 de setembro, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus Dança, idealizador do projeto e da Aperam No Brasil, patrocinadora do projeto via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


Por meio da iniciativa, a Fundação Aperam Acesita proporciona juntamente com o Hibridus o acesso da população do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha a manifestações culturais em tempos de pandemia, valorizando os artistas das regiões onde a Aperam atua.


Adilson Mariano


Ator, diretor, escritor, doutorando em Ciências Empresariais e Sociais (UCES-AR), mestrado em Gestão Integrada do Território (UNIVALE), especialista em Cultura Afro Brasileira (FIJ) e formação Pedagógica em Filosofia (FAVENI), Adilson tem sua formação artística na produção cultural, também com trabalhos como dramaturgo, ator, dentre outros.


Atua como artista e produtor cultural desde 1991. Participa do movimento cultural de Ipatinga, atuando também na direção e produção cultural do grupo Teatral Entreactos.


Entre seus trabalhos como diretor se destaca o espetáculo ‘Bombyx Mori- de lagarta a mariposas’, que posteriormente virou livro escrito pelo próprio Adilson e lançado no XII Salão do Livro de Ipatinga.


Radionovela Infantil ‘O Natal da Família Gatsons’


Com texto e direção de Adilson Mariano, o objetivo do vídeo é apresentar esta forma de comunicação ao público infantil, fazendo assim um resgate da memória cultural do drama radiofônico.


Através da técnica de contação de histórias, os atores apresentarão ao público infantil como as pessoas no início do século XX acompanhavam os folhetins (novelas).


Na sequência farão uma demonstração para que experimentem a sensação de acompanhar uma história somente através de sons, falas e narrativas.


“O Natal da Família Gatsons” conta a história de uma família de gatos que é expulsa de casa na noite de Natal, pois uma visita é alérgica aos felinos. Passam a noite de Natal na rua com os cachorros e gatos vira-latas.


Durante a narrativa irão aparecer anunciantes da época.


ENARTCi – Encontro de Dança contemporânea de Ipatinga


Realizado pelo Hibridus Dança, desde sua primeira edição o ENARTCi vem trabalhando a ideia de uma construção em rede. Tendo como provocador a temática ‘Lugar de Encontrar o Outro’, várias ações foram trabalhadas nestas quatorze edições. Sem o propósito de ser apenas um mostra de trabalhos, muito menos ser um espaço de competitividade, sua premissa é a horizontalidade de suas ações e proposições. Voltado primeiramente para trabalhos artísticos em dança contemporânea, sempre flertou com outras áreas de conhecimento como arquitetura, medicina, comunicação, filosofia, antropologia, dentre outras.


O evento nasceu com o objetivo de trazer para Ipatinga trabalhos, artistas e criadores da dança, que tivessem em seus processos de criação e trabalhos o olhar voltado para as questões do corpo que dança, mas também do corpo político que pensa e discute sua sustentabilidade enquanto artista, enquanto instituição e todas as especificidades envoltas nos processos de criação, circulação e compartilhamento de ideias e saberes.


Muitos artistas vieram a Ipatinga apresentar seus trabalhos e encontrar outros daqui e de tantos outros lugares que foram representados por tantos outros artistas nas edições do evento, incluindo artistas internacionais como da Espanha, Alemanha e Argentina. A cada edição o evento era pensado em torno de uma questão que era a provocadora de toda programação. Para este de 2020 a questão foi a mundial pandemia, onde toda programação teve que ser adaptada para as plataformas digitais, devido ao isolamento social, inclusive do ENARTCinho, ação do ENARTCi, criada em 2011, pensada para as infâncias.


Serviço


O vídeo Rádio Novela Infantil “O Natal da Família Gatsons” será exibido dia 27 de setembro, domingo, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil e no dia 25 de setembro, sexta-feira, às 18h30, acontecerá uma live com Adilson Mariano pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos às 16h até o dia 01 de novembro.


Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do

Hibridus Dança: https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

e da Aperam No Brasil: https://www.youtube.com/user/aperambrmais


Para maiores esclarecimentos

E-mail: hibridus@hibridus.com.br

site www.hibridus.com.br

WhatsApp: (31) 98551-3323

Curadoria e direção artística: Wenderson Godoi


Curadoria e coordenação de comunicação: Luciano Botelho

A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page