top of page

Representante da Filó Incubadora Cultural é eleito para a Comissão Mineira de Pontos de Cultura

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Carlos Passos assumirá a representação titular da Região Intermediária de Ipatinga, fortalecendo a participação regional nas políticas públicas de cultura


Belo Horizonte, dezembro de 2025 – Nos dias 13 e 14 de dezembro sediou o X Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de Minas Gerais, um espaço estratégico de debate e articulação da Cultura Viva no estado. Deste encontro, saiu uma importante conquista para a região do Vale do Aço: Carlos Passos, representante da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura, foi eleito e empossado como representante titular da Região Intermediária de Ipatinga na Comissão Mineira de Pontos de Cultura.


A eleição fortalece a presença do território nos espaços de formulação, decisão e acompanhamento das políticas públicas do Cultura Viva em Minas Gerais.


Como membro titular da Comissão, Passos terá a missão de representar os interesses e as demandas culturais da região, garantindo sua voz ativa na governança da política estadual.


Além do cargo na Comissão Mineira, a posição confere a Carlos Passos o título de delegado nato para a 6ª TEIA Nacional dos Pontos de Cultura, principal evento de articulação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).


A TEIA está agendada para ocorrer entre 24 e 29 de março de 2026, em Aracruz (ES), reunindo representantes de todo o Brasil para debates e construções coletivas sobre o futuro da cultura.


O X Fórum Estadual foi marcado por debates intensos, troca de experiências e reflexões sobre o passado, presente e futuro da Cultura Viva. A edição de 2025 destacou-se pelo fortalecimento da participação regional, com uma presença expressiva de representantes da Região Intermediária de Ipatinga, sinalizando uma descentralização cada vez mais efetiva das discussões.


A programação do Fórum incluiu mesas de debate sobre temas fundamentais, como a atuação da Rede Mineira, a PNCV, culturas indígenas, populares e tradicionais, e os desafios contemporâneos do setor. Os debates se desdobraram em Grupos de Trabalho (GTs) organizados em três eixos centrais:


Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos.

Governança da Política Nacional de Cultura Viva.

Cultura Viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística.


A eleição e posse da nova Comissão Mineira, da qual Carlos Passos agora faz parte, representam a continuidade e o renovado impulso ao trabalho desenvolvido pelas representações anteriores, com o compromisso de ampliar a articulação em rede e a valorização das diversidades culturais mineiras.


Sobre a Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura:


A Filó Incubadora Cultural, reconhecida como Ponto de Cultura, atua como um agente catalisador de projetos e ações culturais em seu território, fomentando a criação, a formação e a difusão da arte e da cultura. A eleição de seu representante para a Comissão Estadual reafirma seu compromisso com o fortalecimento da Cultura Viva e a ampliação da voz da cultura regional nos âmbitos estadual e nacional.

 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page