• Fernand Lodi

SOLUS ano VI



A Associação Cultural Perna de Palco abre inscrições, até o dia 15 de abril, para VI Edição da Mostra SOLUS - Encontro de Solos Verbais e Não Verbais, mostra não competitiva, de trabalhos solos em diferentes formas artísticas.


Os trabalhos serão selecionados por uma curadoria composta por Ed Anderson Mascarenhas, dramaturgo e diretor baiano radicado em Saõ Paulo e Luzia di Resende, diretora artística e de produção do Grupo Perna de Palco.


A proposta da Mostra é de encontrar espetáculos de diferentes linguagens que dialogam entre si e o tema que irá nortear essa edição é: Reatividades: O que te move a atravessar um asfalto em chamas?


Antecipando tendências em 2008 o Grupo Perna de Palco começou uma pesquisa por espetáculos solos, que estavam virando uma marca nacional.


Os detalhes de produção, orçamentos, viabilidade de viagens eram fortes motivos para a busca deste formato de trabalho.


Tudo isso, somado a uma busca por narrativas que traduzissem as questões que inquietavam o artista, foi a mola propulsorara desta forma do fazer artístico.


Agora, mais que nunca, diante da impossibilidade dos encontros com seu público e com seus parceiros de cena, o artista se reinventa só. A pandemia torna mais forte a presença deste formato de espetáculo, agora virtual, e o Solus é uma mostra que absorve essa busca.


Quem pode participar


Esta edição vai priorizar a apresentação de artistas locais, buscando com isso fortalecer o fazer artístico da região do Vale do Aço. Ao todo serão selecionados 08 trabalhos, que irão compor a programação.


A Mostra está prevista para acontecer entre 15 de maio a 15 de junho, com veiculação dos selecionados no canal do projeto no YouTube, e bate papos com os artistas participantes, após cada exibição.


Visando oferecer uma diversidade de linguagens ao público a Mostra contará também com espetáculos convidados, que possam trazer provocativas sobre o fazer artístico e nossas urgências, além de oficinas artísticas.


Participam também da programação Luzia di Resende e Helena Santos, atrizes integrantes do grupo Perna de Palco.


A Convocatória para inscrição dos trabalhos fica aberta até 15 de abril. Regulamento pode ser acessado no link http://bit.ly/3crRMMu, e a ficha de inscrição no link https://forms.gle/EzmnjCcu5uCvUqdT7 .


A Mostra Solus


O projeto já realizou 05 edições presenciais com a participação de artistas consagrados do cenário nacional, como Cacá Carvalho, Elias Andreatto, Ester Lacavva, Marcio Libar, entre outros, sempre com um olhar para a diversidade de temas, de lugares e regiões do país, como o interior de estados e um cuidado especial para valorizar o artista local.


Também contou com oficinas de preparação artística, de mediação e crítica de espetáculos, palhaçaria, entre outras.


Luzia di Resende, idealizadora e curadora da Mostra, destaca que, ao longo dos anos o projeto recebeu espetáculos de diferentes partes do país, além de inscrições vindas do Uruguai, Argentina, Moçambique, Estados Unidos e Portugal. Com esta edição online buscamos dar continuidade à mostra, bem como de criar novas possibilidades e formatos de realizarmos apresentações, agora com alcance nacional e internacional, avalia Luzia.


A sexta edição da Mostra Solus – Encontros Verbais e Não Verbais é uma realização da

Associação Cultural Perna de Palco e é viabilizada por meio do Edital 16/2020, Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).


Serviço:


VI Mostra Solus – Encontros de Solus Verbais e Não Verbais

Inscrições até 15 de abril 2021

Regulamento disponível no link http://bit.ly/3crRMMu

Ficha de Inscrição no link https://forms.gle/EzmnjCcu5uCvUqdT7

Informações: (31) 98827 8776 – luziadiresendemendes@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram