top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Transitolândia retorna com ações de educação no trânsito



Na tarde da última terça-feira (7) aconteceu uma reunião com diretores das escolas públicas e particulares de Timóteo, Jaguaraçu e Marliéria, Secretaria Municipal de Coronel Fabriciano e professores/facilitadores do projeto Transitolândia, na 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais. A ação, ocorreu para marcar a retomada das ações de educação para o trânsito.


O Projeto Transitolândia conta com uma pista localizada na 85ª Cia de Polícia Militar, no bairro Primavera em Timóteo, onde os alunos recebem orientações de policiais militares sobre trânsito.


No local, os estudantes também vivenciam de bicicleta situações que favorecem o aprendizado sobre como transitar nas vias públicas de forma segura. Além disso, antecedendo a visita o professor trabalha em sala de aula uma cartilha multidisciplinar, essa foi disponibilizada à todos os alunos das escolas participantes do projeto.


A iniciativa tem como foco principal sensibilizar crianças e adultos sobre questões relacionadas à segurança no trânsito e para isso alia-se às escolas, para que o trabalho seja intensamente desenvolvido.


O projeto atende 19 escolas públicas e particulares de Timóteo, 4 escolas públicas de Marliéria e Jaguaraçu e, a partir deste ano, ampliará sua área de atuação com atendimento aos alunos da rede municipal de 12 escolas de Coronel Fabriciano.


“É muito importante esse trabalho de sensibilização, além das leis que regem o trânsito, sabemos que atitudes simples muitas vezes contribuem para uma harmoniosa convivência nos espaços de circulação de automóveis, pedestres, ciclistas, motociclistas”, observa a coordenadora de projetos da Fundação Aperam, Juliana Jácome.


Ainda segundo a coordenadora, se cada indivíduo assumir sua responsabilidade nas vias públicas, haverá mudanças significativas e positivas no trânsito. “É essa a proposta do projeto, formar cidadãos conscientes e multiplicadores de ações de segurança em nossa comunidade”, conclui Juliana Jácome.


Maio Amarelo


Uma das pautas do encontro foi o lançamento do Maio Amarelo, movimento que objetiva chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e orientar sobre ações que possam reverter as estatísticas.


Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a programação irá contar com palestras, blitz educativa, entre outras atividades desenvolvidas em parceria.


Histórico


Criado em 1998, o projeto Transitolândia possui seis parcerias consolidadas – Fundação Aperam Acesita, 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Rotary Club de Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Saritur.


De acordo com o Tenente Vítor, da 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, a Transitolândia se torna cada vez mais viável, graças a parceria durante esses anos.


“Nós só temos a agradecer pela fidelização das empresas que nos dão todo suporte necessário para realizar esse trabalho. Se hoje estamos expandindo nossos trabalhos para as escolas de Coronel Fabriciano, é porque houve muito envolvimento de todos”, destaca.


A Transitolândia tem como público-alvo alunos do 4º do Ensino Fundamental. O projeto já beneficiou um público de 63.000 alunos, professores e comunidade em geral, ao longo desses anos, foram desenvolvidas diversas ações de sensibilização da comunidade, como palestras, blitzes, visitas orientadas, concursos, passeatas, entre outras atividades.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page