top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Técnicos do Iphan-MG fazem visita técnica ao Forno Hoffman



Vistoria proporcionou uma nova perspectiva sobre o patrimônio histórico cultural de Timóteo; imóvel faz parte da memória da indústria siderúrgica na Região do Vale do Aço e nos âmbitos estadual e nacional


Técnicos da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais estiveram em Timóteo na tarde de ontem para conhecer a estrutura do Forno Hoffman.


A visita formal atendeu a uma solicitação do prefeito Douglas Willkys e do vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano, durante uma agenda de reuniões realizada na sede do órgão federal em Brasília, em dezembro do ano passado.


Os técnicos e historiadores Gustavo Fonseca e José Bittencourt foram recebidos pelo prefeito Douglas, pelo vice Professor Vespa e assessores da Prefeitura de Timóteo.


Após uma conversa com as autoridades na sede da Prefeitura, a comitiva seguiu para as instalações do Forno Hoffman, localizado no bairro novo Horizonte.



Apesar do estado de conservação, a estrutura do Forno Hoffman causou uma boa impressão nos técnicos do Iphan.


Segundo lembrou José Bittencourt, o forno faz parte do início da industrialização do Brasil e é fragmento importante do patrimônio histórico industrial siderúrgico.


Portanto, além de fazer parte do DNA da cidade de Timóteo, pois foi a partir do forno que uma parte expressiva da cidade se organizou, o imóvel “está diretamente ligado à instalação da indústria siderúrgica no Brasil”.


“Trata-se de um documento material importantíssimo de um momento histórico brasileiro”, destacou José Bittencourt, que se disse impressionado com o estado de conservação do forno, apesar do estágio em que se encontra.


Além da sugestão de solicitar o tombamento em nível federal do Forno Hoffman, os técnicos do Iphan também sugeriram a recuperação da planta original do imóvel e a elaboração de um projeto que reforce a relevância em nível MUNICIPAL, estadual e nacional.



Célio de Sousa, que é membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, também participou da visita e lembrou de alguns dados importantes do forno.


Ele afirmou, por exemplo, que no mundo existem cerca de 12 fornos que utilizaram a tecnologia Hoffman, inventada na Alemanha.


No Brasil é o único remanescente, haja vista que esse tipo de forno deixou de ser usado a partir da década de 1950.


“A visita fortalece a ideia de resgatar o forno não somente com a ideia do que ele foi, mas o que pode vir a ser. A comunidade tem que participar disso, abraçar essa causa, pois se trata de um espaço público que pode e deve ser aproveitado”, disse Célio.


Na opinião do vice-prefeito José Vespasiano, o Forno Hoffman simboliza um momento valioso da história brasileira. “Pra nós essa visita, que é fruto da nossa ida a Brasília, é muito importante. A vinda dos técnicos do Iphan é uma conquista e um marco para o nosso trabalho em defesa e resgate desse patrimônio”, ponderou Professor Vespa.


O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, lembrou que o Município tem buscado alternativas para resgatar esse importante patrimônio histórico.


Ele lembra que os técnicos trouxeram um novo olhar sobre a importância do Forno Hoffman e a perspectiva de tombamento do forno como patrimônio nacional e de buscar recursos para restaurá-lo.


“É importante que a cidade também de aproprie desse espaço, fazer com que as pessoas entendam a relevância dele para o Município e nos ajudem a preservar e a resgatar essa história”, citou Douglas.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page