top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Um Natal virtual, mas com muita magia



Fundação Aperam Acesita divulga programação natalina online


Neste fim de semana, a Fundação Aperam Acesita desenvolve uma programação online especial natalina por meio das redes sociais Aperam No Brasil.


As apresentações serão disponibilizadas entre sexta-feira e domingo, começando com uma apresentação do Programa Andanças, que realiza seu evento tradicional Vivência de Natal online. No sábado a personagem Ariela apresenta uma linda história de Natal.


No domingo, o Coral Infantojuvenil Aperam realiza um Especial de natal com apresentação online de canções que traduzem o espírito natalino.


“Apesar de estarmos passando por uma situação atípica neste ano, não poderíamos permitir que a magia do natal deixasse de brilhar. Com isso, fomos desenvolvendo alternativas para realizar ações já executadas pela Fundação neste período, como a decoração da fachada, a presença do Papai Noel e o encanto das canções e encenações natalinas”, conta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


Vivência de Natal


Muitos foram os desafios encarados pela turma da terceira idade do Andanças durante este ano.

Se conectar ao mundo virtual foi uma das barreiras encontradas, mas não foi um empecilho para que a turma mantivesse suas atividades de forma remota.


“O novo mexe com todos nós. Muitos dos nossos alunos não acessavam a internet, não sabiam lidar com o mundo virtual, mas foram se interessando para se manter conectado com quem gosta e tem afinidades. No programa Andanças, a gente percebe a criatividade de cada um. Nós temos muitos talentos integrando o grupo, e são pessoas que gostam do que fazem”, pontua Irene Perdigão, diretora do Programa Andanças.


Os alunos desenvolveram um vídeo teatral para a Vivência de Natal. A professora Camila Vaz conduziu a peça teatral que irá contar o nascimento de Jesus.


Durante o processo criativo, a educadora avaliou possibilidades de cenários e atuações individualmente, cada aluno na sua casa, orientados somente via internet.


“Os alunos desenvolviam duas atividades teatrais todos os anos nesse período, que são a Vivência de Natal e o presépio vivo na Cantata da Fundação. Devido à situação pandêmica, eu sugeri que a gente fizesse de forma online o presépio. E foi muito legal todo o processo criativo. Conversando individualmente com cada aluno, analisamos possibilidades de cada um dentro da sua casa para construirmos os cenários e as cenas”, relata.


Uma das integrantes do teatro é a Dona Maria das Graças de Sousa Linhares.


Aos 74 anos, ela avalia de forma positiva todas as atividades que se mantiveram durante o isolamento social.


“Posso dizer que durante esse período de pandemia o trabalho do Programa Andanças foi maravilhoso! As aulas online foram ótimas! Posso falar em nome dos colegas também, porque esses momentos de descontração alegraram o nosso isolamento. De forma virtual estávamos sempre juntos, um dando força pro outro, e juntos tivemos momentos contagiantes, de alegria e bom humor, no sentido de tornar mais leve as preocupações e o isolamento com os familiares”, destaca a aluna.


O Programa é desenvolvido através de parceria entre Fundação Aperam Acesita, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo e Prefeitura de Timóteo.


Magia do Natal com o Coral Infantojuvenil Aperam


No domingo (20), as celebrações continuam no meio virtual. O Coral Infantojuvenil Aperam preparou um repertório musical para celebrar a data. O resultado é o trabalho desenvolvido virtualmente durante todo o ano pela maestrina Josiane Drumond.


“Do ponto de vista musical, sabe-se que existem muitas limitações nos ensaios online, mas eu pude observar uma melhora gradativa em todos os cantores, inclusive dos novatos. Além da afinação, da percepção rítmica e melódica, as crianças também se aprimoraram nas gravações dos vídeos. Elas ficaram mais independentes, confiantes e descontraídas, contribuindo, assim, para o resultado final deste musical”, sublinha a maestrina.


Para Sheila Cristina Schneider, mãe da coralista Núbia, de 11 anos, o início das aulas foi desafiador, mas com o tempo a aluna foi se adaptando ao formato. “No início fiquei preocupada e cheguei a pensar que não daria certo. É muito diferente do que fazer aulas presenciais, com a oportunidade de interação com a Regente e os demais coralistas. Depois, no decorrer do ano, com todo esse impacto que a pandemia causou e o isolamento, as aulas online se tornaram uma diversão a mais. Núbia, nos primeiros vídeos estava insegura, mas depois, com a ajuda da Josiane, ela se soltou e chegou a conseguir gravar vídeos na primeira tentativa. Agora está mais confiante”, relata a mãe.


“As aulas online foram experiências totalmente diferentes do que eu estava acostumada. No início eu pensei que não fosse me adaptar ao novo formato das aulas, mas com o decorrer do tempo, fui me acostumando e gostei muito e ter continuado participando do coral”, relata a coralista que integra o grupo há dois anos.


Natal de luz


Até o dia 31/12, a fachada da Fundação Aperam Acesita permanece acesa iluminando a Alameda 31 de Outubro no Centro de Timóteo. Neste sábado (19) e domingo (20), o Papai Noel aparece na sacada do prédio histórico para saudar a população.


Além disso, os visitantes poderão conferir uma mensagem especial do Papai Noel durante as visitas. Na entrada da Fundação, há um painel com um QR Code. Ao fazer a leitura do código com o celular, é exibido um vídeo do Papai Noel com uma mensagem de paz e alegria.

Em relação às atrações presenciais e cumprindo todos os protocolos propostos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a orientação é que os visitantes se mantenham a dois metros de distância uns dos outros, utilizem máscaras corretamente e evitem formar aglomerações.


Serviço


Vivência de Natal

Horário: 9h

Dia: Sexta-feira (18)

Canal: Youtube Aperam no Brasil

Ariela

Dia: Sábado (19)

Horário: 16h

Canal: Instagram Aperam no Brasil

Apresentação do Coral Infantojuvenil Aperam

Dia: Domingo (20)

Horário: 16h

Canal: Youtube Aperam no Brasil


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page