• Fernand Lodi

Unimed Outubro Rosa



Unimed Vale do Aço, Unimag e Câmara Municipal de Ipatinga realizam evento em alusão ao Outubro Rosa.


Outubro é o mês voltado para a prevenção quanto ao Câncer de Mama. Para alertar a população sobre a importância dos exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção a essa neoplasia, a Unimed Vale do Aço, Unimag e a Câmara Municipal de Ipatinga realizam, nesta terça-feira (1°), palestras em alusão a causa.


Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Câncer de Mama é a doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No país, esse percentual é de 29%. Em 2018, a estimativa foi de 59.700 novos casos da doença no território nacional, sendo que 15.403 mulheres morreram em decorrência da neoplasia.


Apesar de existir uma maior propensão ao desenvolvimento da doença entre mulheres com mais de 50 anos, o aumento na incidência de câncer de mama entre mulheres mais jovens nos últimos anos têm chamado a atenção. No Brasil, em mulheres com menos de 35 anos, a incidência hoje está entre 4% e 5% dos casos, faixa etária em que historicamente apenas 2% dos casos eram observados.


Durante a palestra desta terça-feira, o oncologista da Unimed Vale do Aço e da Hope Oncologia, Dr. Thayles Moraes, abordará os mitos e verdades em torno da doença. “O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), porém, há outras questões a serem consideradas. A obesidade e o sobrepeso após a menopausa, a primeira menstruação antes dos 12 anos, o histórico familiar, sedentarismo e inatividade física, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X), entre outros. Esclarecer as dúvidas da população em torno da doença é fundamental para o estímulo a prevenção e ao diagnóstico precoce”, afirmou o médico oncologista.


Em seguida, a biomédica imagenologista e técnica em radiologia médica da Unimag, Eliane Drumond, falará sobre o exame de mamografia. “No Brasil, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. Ela é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos, porém, há muitos mitos em torno do procedimento que causam receio em algumas mulheres. Queremos mostrar que a mamografia é uma aliada, e não o inimigo na prevenção e tratamento do câncer”, afirmou.


O Grupo Se Toque, que é a casa de apoio ao paciente oncológico em Ipatinga, também estará presente no evento, falando sobre sua atuação na região. Já os palhaços do Grupo Expresso Graça ficarão por conta da diversão e interação com os participantes do evento. As atividades estão programadas para terem início às 12h, no plenário da Câmara de Ipatinga.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram