top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

UNIMED - Projeto Viva Bem em Coronel Fabriciano



O Projeto Viva Bem trata da alimentação saudável com a terceira idade em Coronel Fabriciano


“Alimentação saudável na Terceira Idade” foi o tema apresentado no Projeto Viva Bem, realizado pelo setor de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço.


A palestra, ministrada pela nutricionista Luciana Ferreira, tratou da importância de se comer bem, de maneira preventiva e equilibrada para garantir mais saúde e longevidade.


O evento ocorreu esta semana no Centro de Convivência VivaIdade, e deu início as atividades do programa em Coronel Fabriciano em 2019.


Trazendo uma linguagem simples, mas informativa e se aproximando sempre da realidade dos idosos que assistiram a palestra, a nutricionista falou da relação do envelhecimento, qualidade de vida e da alimentação saudável.


“É possível alimentar-se de maneira saudável sem se privar de muita coisa. Nosso objetivo é ensinar aos idosos a comerem com menos sal, açúcar e com pouco óleo. Chegar na melhor idade com hábitos saudáveis, evita doenças futuras e ajuda a tratar aquelas já instaladas”, explicou Luciana Ferreira.


A nutricionista também explicou que não é preciso medidas extremas para se ter uma alimentação saudável, mas sim a proporcionalidade.


“Em tudo na vida, o equilíbrio é fundamental, e na alimentação isso significa consumir os alimentos de forma harmoniosa. Os carboidratos, por exemplo, são vistos como vilões, porém, não há problema em comê-los.


O ruim é quando eles são consumidos em grande quantidade e se transformam em excesso de gordura. Não temos que cortar o arroz ou qualquer outro alimento, até porque comer é prazeroso, socializa. Precisamos é aprender a lidar com alguns grupos alimentares sem exagero. Distribuir os carboidratos, as proteínas e os lipídios de acordo com a necessidade do organismo”, esclareceu.


Durante a palestra, Luciana Ferreira deu dicas de alimentos que podem substituir outros, falou sobre a importância do consumo de fibras para o bom funcionamento do intestino e lembrou ainda que os exercícios físicos são fundamentais para o equilíbrio da glicose.


Ao final, os participantes tiraram dúvidas com a nutricionista e receberam salada de frutas como uma opção de lanche saudável.


O projeto Viva Bem é realizado mensalmente pelo setor de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço e tem como objetivo ofertar palestras informativas aos idosos obre prevenção, sendo abordados os aspectos físicos e emocionais do público da terceira idade. Além de proporcionar momentos de integração.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page