Usiminas desenvolve sistema com inteligência artificial para reduzir emissões na Sinterização
- Fernand Lodi
- 17 de jun.
- 2 min de leitura

Central de Operação da Sinterização, responsável pelo processamento das matérias-primas, como minério de ferro e outros materiais. Tecnologia criada internamente antecipa em 30 minutos os níveis de particulados na chaminé e ajuda a prevenir emissões acima do limite ambiental
A Usiminas desenvolveu internamente um sistema inteligente capaz de prever, com até 30 minutos de antecedência, os níveis de emissão de particulados nas chaminés das Sinterizações 1, 2 e 3, unidades que concentram parte significativa do volume de partículas emitidas na operação do Centro Industrial de Ipatinga.
Esta é mais uma importante ação para avançarmos em nosso compromisso com o meio ambiente.
O sistema utiliza inteligência artificial para realizar cálculos com base nos parâmetros do processo industrial, apontando qual será a média horária de emissões.
Caso a predição ultrapasse o limite ambiental permitido, um alerta é enviado imediatamente ao operador da área, que pode ajustar variáveis como umidade, velocidade da máquina e válvulas, atuando preventivamente para evitar o excesso.
Após avaliação de soluções similares no mercado, a Usiminas optou por desenvolver o sistema 100% internamente.
Essa estratégia permitiu criar uma solução mais customizada, com prazo de implantação menor – em apenas 5 meses - e a um custo bem mais competitivo que soluções de mercado.
Para o coordenador de produção da Usiminas, Diego Lomar de Freitas, a ferramenta tem sido uma grande aliada na rotina operacional.
“Com essas previsões, é possível atuar proativamente, ajustando os parâmetros do processo antes da ocorrência de desvios. Isso tem contribuído para melhorar o acompanhamento operacional, facilitando a identificação e correção de anomalias. A expectativa é que o sistema evolua futuramente para uma ferramenta prescritiva, que além de prever, também recomende as melhores ações a serem tomadas no processo”, avalia.
Entre os principais benefícios da ferramenta estão o suporte à tomada de decisão, a redução efetiva das emissões, além do potencial de escalar a solução para outras chaminés da Usiminas com necessidades semelhantes.