top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

IV Edição EXPO DECOR MAIS VIP – Perspectivas Essenciais



Um ambiente Essencial Ar deve ser insólito como a proposta da HAMBURGUERIA ARTESANAL, idealizada pela Arquiteta DANNY GARCIA com o apoio incondicional do empresário TÚLIO TICOM [Trans For Nation (T4N)]. Espaço conceitual minimalista que joga holofotes sobre a discussão da sustentabilidade, reutilizando materiais descartáveis com ousadia e audácia, suscitando reflexões sobre questões ambientais


Depois de conhecer a Casa das Canoas, projetada por Niemeyer em 1951 como sua residência no Rio de Janeiro, considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira e notoriamente reconhecida por especialistas de história e críticos de arte como síntese apurada e premonitória da arquitetura moderna, da livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas nesse período percebe-se o respeito à natureza que invade a casa, a piscina, entre outros cômodos e sua sinuosidade, incorporando o meio ambiente de forma orgânica, leve e gentil com o entorno.


No interior da Casa das Canoas observa-se também como é morar melhor com menos, mas com design de ponta, do próprio artista e de seus amigos. O essencial para Oscar Niemeyer era relevante.


Esse conceito minimalista do mestre em arquitetura e urbanismo brasileiro, com reflexos em todo o mundo permeou toda a sua ideia de morar bem com menos por toda sua gloriosa carreira.


O que vemos hoje são casas quase bunkers em formatos caixas, quadradas, retangulares e com fachadas por vezes decoradas com modismos efêmeros e completamente sem atrativos e diferenciais, ainda que monumentais. Digamos que, muito óbvias na sua grande maioria.


No interior design não é muito diferente, ou o décor é extremamente contemporâneo e isso não significa minimalismo, mas sem referências dos habitantes ou entulhado de mobiliário e os mais diversificados elementos e o que era para causar sensações inusitadas refletem ostentação absurda e desnecessária, propiciando incomodo visual e de situação.


Por isso reiteramos que visitar ou pesquisar a Casa das Canoas é de extrema relevância para se criar uma arquitetura com arte autoral e fora do senso comum, com peculiaridades e curiosidades que só estando nela se percebe.


Nos ambientes criados para a edição 2019 da Expo Décor Mais Vip, no Shopping do Vale observa-se as mesmas características quando se valem do more is more, do minimalismo, de conceitos equivocados e poucos ou raros ambientes conceituais de extrema criatividade.


Mas, infelizmente, para o público o que arrebata é sempre o belo, independente de avaliações mais acuradas. Contudo quem não aprecia o belo? Todos nós, mas sem excessos, naturalmente.


Nossa grande angular observa com rigor as questões discutidas acima e ovaciona todos os arquitetos, interior designers, decoradores e artistas visuais que se expressaram em cada ambiente levando em consideração o desejo de dar o seu melhor e todos os óbices nos quais se deparam para construir ambientações num lugar repleto de regras e padrões rígidos para deixar fluir o ESSENCIAL, a criatividade.


Apresentamos os 9 ambientes cujos conceitos seguem o tema da mostra que é “CELEBRAR”, cada um com suas peculiaridades e particularidades arquitetônicas e de interior design.


Obviamente que todos apresentaram ideias muito bem contextualizadas para cada ambiente, mas que em alguns casos, indubitavelmente, merecem e devem ser repensados e reavaliados pelos arquitetos diante das propostas da contemporaneidade, haja vista que os lojistas já reproduzem ambientações equivalentes, sob a curadoria de um profissional da área ou não.


HAMBURGUERIA ARTESANAL - DANNY GARCIA E TULIO TICOM


Para Essencial Ar o projeto de relevo e insólito nesta mostra diante das propostas atuais de ambientes conceituais minimalistas, propiciando funcionalidade se destaca pela audácia e ousadia em reutilizar materiais descartáveis (sustentabilidade) como obras de arte contemporânea, com sonoridade metálica de cada estrutura na HAMBURGUERIA ARTESANAL, idealizada pela Arquiteta DANNY GARCIA com o apoio incondicional do empresário TÚLIO TICOM, através da Trans For Nation (T4N). Um ambiente instalação muito bem articulado para pensar e encantar quaisquer ambientalistas.



“Com intuito de inovar, a Sense Acústica e Arquitetura se uni à Trans For Nation (T4N) e apresenta uma nova proposta na forma de conceber, executar e viver os espaços. A primeira mostra dessa união vanguardista é o Espaço T4N - Hamburgueria Artesanal. Um ambiente onde os visitantes poderão experimentar um ambiente de MÍNIMO IMPACTO.


O objetivo é mostrar a possibilidade de uma construção limpa, que utiliza de materiais que são descartados pela indústria. Esse espaço é cheio de história, pois cada um dos elementos, sejam revestimentos, estrutura, cobertura, piso, iluminação, já viveram em outro contexto, muito diferente do atual. Siga as pistas auditivas e visuais e você poderá descobrir o universo que há por traz do espaço criado para hospedar essa hamburgueria artesanal.”


MAISVIP SPORT BAR - BRÁULIO AMPÈRE E JÔNATHAS MARQUES


Muito bem pensado também o espaço MAIS VIP SPORT BAR dos arquitetos BRÁULIO AMPÈRE e JÔNATHAS MARQUES pela ideia industrial arrojada isenta de excessos, cores sóbrias, mas aquecida pelas estruturas flutuantes para conforto acústico, ganhando status estéticos na distribuição irregular.




“O ambiente MaisVip Sport Bar foi projetado pelos arquitetos Bráulio Ampère e Jônathas Marques, seguindo o conceito industrial sofisticado. O estilo de cervejaria pub trará ao público no decorrer da mostra a oportunidade de assistir shows ao vivo, transmissão de campeonatos e musicais com alto conforto acústico, estética arrojada, iluminação ambiente e ainda a oportunidade de degustar drinks e cervejas da linha Eisebahn, patrocinadora oficial do espaço.


O conceito industrial é visível em todo mobiliário produzido em ferro e aço da Djafer e em instalações tubulares, que remetem a obra "Beam Drop" presente no Museu Inhotim. As cores cinza, branco e preto que predominam no projeto, além também da ilha central em tijolo ecológico da Premium sendo um dos pontos de maior destaque.”


LOFT DO SOLTEIRO -REXANE ARAÚJO


No LOFT DO SOLTEIRO da arquiteta REXANE ARAÚJO em parceria com o arrojado mobiliário da LUBELLA ESTOFADOS, de RENATO CRISTIANO DA SILVA e com os modulados de ponta da OLIVEIRA MÓVEIS de OLAVO OLIVEIRA JR., tendo em vista a intensidade de mobiliário para conforto e aconchego das reuniões.



“Cada vez mais as pessoas desejam ter sua individualidade e ter um canto só seu! O Loft do solteiro foi um ambiente pensado para o homem moderno que acabou de conquistar seu espaço de morar!


Este homem busca sua individualidade, mas ao mesmo tempo gosta de estar rodeado dos amigos; e o ambiente também foi pensando pra isso, para receber os amigos mais queridos, os familiares para um almoço especial e também a(o) namorada (o) para aquele jantar cheio de romance.


O conceito por trás deste projeto; foi o de criar um ambiente aconchegante apesar de suas medidas reduzidas! E por isso o espaço conta com soluções práticas de otimização de espaço, que atende perfeitamente às demandas do dia-a-dia de um homem solteiro; que não abre mão de conforto, de praticidade e de estilo. Resumindo; este projeto tem um estilo jovem, contemporâneo e sofisticado.”


ESPAÇO BIOGRAFIA - JOEL LIMA


O ESPAÇO assinado pelo arquiteto JOEL LIMA é impecável na seleção e distribuição do mobiliário da MIMOBLE de ALTINO PEREIRA e CENIR para área externa e interna, onde a iluminação indireta é sempre um convite ao aconchego e ao conforto para experiências individuais e únicas, mas que compartilhadas se tornam memoráveis, pois o coletivo gera surpreendentes e inúmeras expectativas.



“Nossa história, contada por nós e por quem nos ama, sendo retratado num espaço criado pelo arquiteto Joel Lima, distribuído em três ambientes integrados, que conjugam harmonia e agrega pessoas.


Um espaço gourmet equipado com uma ilha que recebe os convidados diante de uma mesa de madeira, reforçando o layout prático e elegante, numa atmosfera cosmopolita que alia gastronomia e prazer pelo bem estar.


Num mesmo nível integrado a este, uma caixa verde onde filetes de luzes em sentido vertical e horizontal com iluminação indireta parecem brincar com as paredes permitindo ao usuário uma experiência sensorial muito particular.


O jardim em arbustos faz a função da liberdade, da calmaria e alimentam a sensação de frescor, assim essa varanda se faz, e a mobília que ela se serve é exuberante com um ar despojado e alegre, confeccionada em alumínio e cordas, dão cor e ativam a vontade de ficar aqui...


Esses dois espaços servem de pano de fundo e apoio para uma pequena galeria/auditório que abriga obras de artistas que inspiram a vontade de viver amando e distribuindo gentileza por onde for, pois a vida é uma experiência individual e única.”


Os demais espaços, ganham notoriedade pelo conforto, design de ponta, performance, mas sobretudo pela harmonia nos ambientes: ESCRITÓRIO BORA SOLUÇÕES CRIATIVAS de ISABELA HERINGER, COZINHA INTEGRADA de ALINE ALVES, ESPAÇO KAMAYURÁ da CICLO ARQUITETURA e VARANDA de KELLY CARVALHO


ISABELA HERINGER: ESCRITÓRIO BORA SOLUÇÕES CRIATIVAS



“Com uma pegada industrial, o escritório cheio de personalidade e simplicidade, foi projetado de forma a tornar o ambiente de trabalho um local agradável para os usuários e que transmita a ideia, essência e valores da empresa para o público.


O uso da parede sem acabamento, piso de cimento, estruturas metálicas e mobiliário feito em casa, aplicados em um espaço aberto e humanizado, permitirão a aproximação entre os funcionários, estimulando os relacionamentos e encorajando a troca de ideias e a busca por soluções sempre inovadoras.


Sem dúvidas, imprimir a identidade da marca dentro do ambiente é a principal função da arquitetura corporativa, porém, quesitos como ergonomia, design do mobiliário, iluminação bem trabalhada, facilidade de manutenção do ambiente e espaço de descanso e interação dos colaboradores, durante as horas vagas, foram extremamente levados em conta para o sucesso real do projeto.”


COZINHA INTEGRADA - ALINE ALVES




“Com uma proposta diferente, a arquiteta Aline Alves, desenvolveu uma cozinha integrada com sala de estar e jantar, uma vez que a cozinha deixou de ser um ambiente meramente funcional e tornou-se um espaço de estar na casa.


O projeto trata-se uma Cozinha Urbana, toda estilosa, com tons e revestimentos que resultam em um ambiente sofisticado e moderno.


Tudo integrado, com praticidade e funcionalidade, três ambientes compõem o espaço: um cantinho com poltronas para descanso, a copa com mesa de jantar e a ilha da cozinha, compacta, que centraliza os preparos e também é lugar de pausa e convívio social.


Com Estímulo às boas conversas e encontros, a Cozinha Integrada se estende por 40 m² em um estilo contemporâneo e elegante, com particularidades que nunca saem de moda.


O ambiente promete despertar os sentidos dos visitantes e usuários, através de um espaço aconchegante e acolhedor com uma essência reconfortante e prática.”


ESPAÇO KAMAYURÁ - CICLO ARQUITETURA



“O espaço Kamayurá desenvolvido pelo escritório Ciclo arquitetura é uma celebração a natureza, um espaço aconchegante e convidativo, pensado para reunir a família e os amigos.


Com um conceito orgânico, usando peças naturais como madeira, pedra, folhagens e o artesanato indígena o espaço trás as melhores sensações e experiências oferecidas pela presença da natureza no ambiente.


A iluminação é uma composição para exaltar a singularidade de cada peça. Os revestimentos escolhidos pela equipe dão nota a cada textura e cor que remete ao natural deixando o espaço mais confortável e convidativo.”


VARANDA - KELLY CARVALHO



“Amigos, familia, conforto e afeto

Tudo isso em um ambiente bonito, aconchegante e moderno:

Na VARANDA, traços limpos e modernos se encontram com texturas únicas, cores e luzes harmônicas, promovendo um espaço agradável e aconchegante para os melhores momentos a vida.


O toque leve e moderno é evidenciado em uma decoração repleta de combinações que fogem do óbvio em um ambiente atemporal e cheio de possibilidades, permitindo brincar com a criatividade de quem ocupa o espaço.


O inusitado encontro do paisagismo e um Spa minimalista faz a conexão entre modernidade & sossego.


Um espaço versátil e que acolhe todas as idades, totalmente integrado à realidade de quem busca e valoriza as relações interpessoais sem abrir mão do bem estar.


Ah, e a natureza, marca registrada em meus projetos, faz desse ambiente um paraíso particular, onde a rotina e encontros são muito mais gostosos e duradouros. Seja bem-vindo.”


WORK- BUSINESS - DEIVIS OLIVEIRA E ISRAEL AMORIM



“A proposta projetual dos arquitetos Deivis Oliveira e Israel Amorim é um espaço de trabalho compartilhado que carrega em seus detalhes, nuances de arte, reaproveitamento e sustentabilidade de materiais. O ambiente com forte toque de personalidade ilustra possibilidades diversas de soluções construtivas, além de demostrar aos expectadores, as nossas frágeis e efêmeras preferências no mundo da arquitetura.”

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page