• Fernand Lodi

“Visitas teatralizadas” e “Rirvotril” celebram Dia Mundial do Teatro



Instituto Usiminas promove atrações gratuitas presenciais e espetáculo pelo seu canal no Youtube


No dia 19 de setembro será celebrado o Dia Nacional do Teatro. A data será comemorada pelo Instituto Usiminas com uma programação realizada ao longo da semana, com atividades e atrações gratuitas, presenciais e on-line.


Toda programação de setembro realizada pelo Instituto Usiminas tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


O público poderá celebrar desbravando os bastidores do Teatro Zélia Olguin, no Cariru, em Ipatinga (MG), durante o programa “Visitas Teatralizadas”, cujas sessões serão nesta terça, quarta e quinta-feira (14, 15 e 16/09), sempre às 19h.


Com uma visita interativa, a encenação dos personagens Pirata Montenegro e sua assistente Macunaíma conta a origem e a história do teatro de maneira dinâmica, com a participação do público. A partir de um texto lúdico, a história compara o teatro a um navio.


As sessões vão contar com intérpretes de Libras. O agendamento gratuito pode ser feito pelo: (31) 98437-3330 (WhatsApp), das 8h30 às 17h.


No Em Casa com o Instituto Usiminas a comédia “Rirvotril”, com Santinhas do Pau Oco Produções (MG), marca a data virtualmente.


O espetáculo vai ao ar na sexta-feira (17/09), às 20h, no Youtube do Instituto Usiminas. Encenada pelos atores Othon Valgas e Marcelo Vieira, a peça de teatro se passa dentro de um hospital onde pacientes aguardam o atendimento, onde acontecem diversos contratempos, com atendentes mal-humoradas, psicólogas, médicos estrangeiros recém-chegados. Tudo isso carregado de ironias, improvisos e cenas de plateia.


O conteúdo contará com tradução em Libras. Acesse o espetáculo pelo link youtube.com/institutousiminas.


Troca Solidária


O Circuito Comunidade Ipatinga (MG) vai embalar a chegada da primavera com a atração musical “Sons da Primavera”, com a Arena Music (MG). No próximo domingo (19/09), a ação itinerante circula pelo bairro Vila Ipanema, das 8h30 às 10h30.


Os músicos Franklin Vial (saxofone) e William Jr. (voz e violão) vão levar um repertório de músicas dos estilos pop rock, Rock, MPB, Axé, Xote.


Durante o percurso, a comunidade poderá participar da Troca Solidária, doando 1 kg de alimento não perecível em troca de uma muda de planta cultivada no Viveiro de Mudas da Usiminas.