top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Contém Cultura sedia reuniões de pessoas com deficiência



O Contém Cultura vem sediando as reuniões da Associação de Pessoas com Deficiência, que reúne moradores do Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba e São João do Oriente.


Os encontros, promovidos semanalmente na sala multicultural, buscam inspiração na Biblioterapia, que explora o potencial terapêutico da literatura para motivar diálogos sobre sentimentos e emoções.


No encontro mais recente do grupo, foi abordado o tema “Como desafiar pensamentos intrusivos”, que surgem contra a vontade das pessoas e tendem a provocar ansiedade.


O coordenador da Associação e das atividades no Contém, o filósofo Célio Las Casas, enfatiza que a Biblioterapia é um recurso moderno que vem sendo usado com frequência no tratamento de problemas psicológicos em clínicas e hospitais.



“A Biblioterapia ajuda o paciente a compreender melhor suas reações psicológicas e físicas de frustração e conflito, ajuda o paciente a dialogar sobre o que o aflige, o que o deprime, e potencializa sua autoestima ao notar que os desafios que ele enfrenta também são enfrentados por outras pessoas”, explica Las Casas, facilitador d os ciclos das leituras dirigidas.


Além da Biblioterapia, Célio usa de recursos como a exibição de filmes e apresentação de músicas como agentes disparadores para o estabelecimento dos diálogos entre os participantes do grupo.


“O cinema é uma arte contagiante, dá asas à imaginação, pode despertar as mais diversas sensações, é capaz de aliviar angústias e ensinar grandes lições de vida, motivar sonhos, é um potencial aliado na liberação de emoções”, sublinha Las Casas.



Em relação à utilização da música nas reuniões, Las Casas observa que ela ajuda a tratar pessoas que estão tristes, deprimidas. Estudos provam isso, como o publicado na Journal of Psychotherapy and Psychosomatics.


Ele assegura que a musicoterapia pode ajudar reconectar pessoas com algumas sensações e sentimentos, tornando-as mais sensíveis ao tratamento feito com profissionais de saúde mental.


Em 2012, uma pesquisa feita American Society of Hypertension-ASH, apontou que a música pode até mesmo baixar a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Isso traria outros benefícios além do relaxamento, como ajudar no tratamento de hipertensos e atuar na prevenção de doenças cardiovasculares.


FUNÇÃO SOCIAL


Em termos de sua função social, os encontros promovidos no Contém Cultura estimulam o prazer pela leitura, pelo cinema e pela música, auxiliando na dinâmica das relações do grupo entre si e com a sociedade.


“Promover a saúde por meio do que é capaz de despertar paixão nas pessoas, como a literatura, o cinema e a música, por meio de conversas sobre temas interessantes, sem dúvida, só tem nos ajudado a melhorar como pessoas. Essa experiência aqui no Contém é muito gratificante”, comenta Jakson Pereira Santos. Cadeirante, ele diz que a iniciativa é muito importante também por estimular a inclusão de pessoas com deficiência. “Quando eu me vi paraplégico, entendi que não teria mais espaço no mundo. Mas, à medida em que fui percebendo que, ao chegar em certos lugares, havia um espaço ali reservado para mim, inclusive em locais privilegiados, como nas primeiras filas de auditórios, de igrejas, as coisas ficaram mais fáceis. O Contém se preocupa em privilegiar as pessoas com deficiência, uma motivação a mais para eu estar aqui”, concluiu Jakson.


FEIRANTES


Além de sediar as atividades de Biblioterapia, o Contém Cultura abriga todas as reuniões do grupo da Feira Livre dos Agricultores Familiares do Bugre, que acontece às sextas-feiras na praça central da cidade.


Mensalmente, no Contém Cultura, os produtores rurais tratam de questões ligadas ao bom funcionamento do empreendimento, avaliando a atuação dos feirantes, os resultados alcançados com os negócios e programando ações que possam potencializar a Feira.


Para as coordenadoras da Feira, Márcia Helena Teixeira e Elma Canedo, vice-prefeita do Bugre, a sala multicultural é um espaço de referência para os principais movimentos desenvolvidos no município, cultural, educacional, dentre outros.


SERVIÇO


Todas as atividades desenvolvidas no Contém Cultura são gratuitas.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page