top of page

Festival de Verão 2026 abre fevereiro com música e atrações infantis

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

O mês de fevereiro está cheio de atrações dentro da programação do Festival de Verão 2026. Nos próximos dias, seis espetáculos prometem agradar diferentes públicos.


Uma realização do Instituto Usiminas em parceria com os produtores, o Festival de Verão movimenta o Centro Cultural Usiminas até o dia 22 de março, com mais de 30 eventos.


Neste domingo (1/2), toda a família vai se divertir com o espetáculo “Tio Jan e as crianças: para sorrir, brincar e cantar”, às 15h. Celebrando a infância, a imaginação e a alegria de estar junto, o artista convida o público a embarcar em uma jornada musical cheia de cores, ritmo e emoção.


Acompanhado de sua banda ao vivo, Tio Jan apresenta um repertório contagiante com músicas autorais, cantigas que marcaram gerações e grandes sucessos do universo infantil com muita interação.


A programação retoma no dia 4/2, quarta-feira, às 20h30, com o espetáculo musical de Letícia Barros, uma jornalista que adotou o bordão de ser “A repórter que canta”.


No show “Improviso Acústico”, Letícia tem a oportunidade de entrevistar sua plateia para criar uma música em tempo real, levando risos e emoção. Seu repertório mistura um pouco de tudo: amor, coragem, alegria e muitas histórias.


O teatro infantil volta ao palco com “O menino da Cabeça de Papelão”, dia 5/2 (quinta-feira), às 19h30.


A peça narra a saga do curioso menino Antenor, que veleja pelo mundo com sua cabeça cheia de ideias. Por ser diferente da maioria, ele vive situações inusitadas até encontrar um velho sábio que decide “consertar” sua cabeça, trocando-a por uma de papelão, para que se torne igual a todos.


A montagem propõe uma reflexão sobre individualidade e aceitação, oferecendo uma experiência envolvente para toda a família.


Na sexta-feira (6/2), às 20h, o rock nacional dá o tom da noite com o show “Botapatocá — uma viagem pelo melhor do rock nacional dos anos 80, 90, 00”.


A banda Botapatocá chega com um show eletrizante e cheio de nostalgia, celebrando o melhor do rock nacional dos anos 80, 90 e 2000. No repertório, clássicos de Ultraje a Rigor, Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso e muito mais.


No ritmo da música mineira, no sábado (7/2), às 20h30, a banda Nós de Minas apresenta o show "Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor", que tenta responder a essa célebre frase mineira por meio das canções e poesias escritas entre as nossas montanhas.


No repertório estão canções que vão do clube da esquina até os mais distantes compositores das alterosas.


Encerrando o fim de semana, tem mais uma atração infantil com “Dona Baratinha”, no domingo (8/2), às 17h.


O conto tradicional, de origem portuguesa, com uma nova roupagem, traz para a cena temas atuais como importância da educação financeira, sustentabilidade e o bullying. Um musical údico para todas as idades, com muita brincadeira e histórias. No repertório canções clássicas, Beatles e rock.


Ingressos


Todos os eventos contarão com o Ingresso Solidário, que oferece ao público a opção de pagar valor promocional mediante doação de 1 quilo de alimento. 


As arrecadações serão destinadas para entidades do Vale do Aço. Os ingressos e a programação completa do Festival de Verão estão disponíveis no site sympla.com.br/institutousiminas.


Serviço


Festival de Verão Vale do Aço 2026

Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

1/2

Tio Jan e as crianças: para sorrir, brincar e cantar

Horário: 15h

4/2

Improviso Acústico - Letícia Barros

Horário: 20h30

5/2

O menino da cabeça de papelão

Horário: 19h30

6/2

Botapatocá — uma viagem pelo melhor do rock nacional anos 80, 90, 00

Horário: 20h

7/2

Nós de Minas — quem sabe isso quer dizer amor?

Horário: 20h30

8/2

Dona Baratinha

Horário: 17h

 



 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page