Formação para envio de projetos culturais movimenta Antônio Dias e Hematita
- Fernand Lodi
- 12 de nov.
- 3 min de leitura

Com patrocínio da Bemisa, Programa de Empreendedorismo e Práticas Artísticas capacita agentes culturais no município
As comunidades de Antônio Dias e de Hematita foram beneficiadas, no mês de outubro, com o Programa de Empreendedorismo e Práticas Artísticas (PEPA) — uma iniciativa gratuita voltada à formação de gestores, produtores culturais, artistas e pessoas acima de 18 anos interessadas em desenvolver projetos culturais.
A ação contou com patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e com apoio da Prefeitura Municipal de Antônio Dias, tendo produção da Criativo Produções e realização de Bruno Minafra e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O Programa promoveu um curso intensivo de dois dias de duração, com aulas ministradas por Bruno Minafra, gestor cultural experiente na área.
Na sede, as aulas foram no antigo Casarão, e em Hematita no Salão Comunitário da Capela São Sebastião.
Os conteúdos abordaram desde a estruturação da ideia até a escrita e o envio de projetos culturais por meio da plataforma oficial do governo federal.
Além da formação técnica, o programa se destacou pela acessibilidade, oferecendo recursos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva.
Comunidade presente
Participante da formação gratuita, Yasmim Samyra Vieira Costa é de Antônio Dias e trabalha com artes visuais e comunicação, com foco em design, ilustração e fotografia voltados para projetos culturais e sociais, trabalhando na cultural a dois anos.
Para ela, estar inserida no setor cultural tem sido uma experiência muito emocionante.
“Tenho criado laços e quero manter vivas as tradições da minha cidade. Participar do curso foi maravilhoso, aprendi coisas que eu ainda não sabia. O nível de conhecimento do Bruno e a linguagem que ele utilizou me ajudaram muito a compreender tudo o que foi explicado, especialmente porque tenho certa dificuldade nisso. Saí de lá cheia de ideias, tanto para projetos pessoais quanto para iniciativas que possam contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade”, comentou a artista.
Para Fernando Rosa o curso trouxe para a comunidade de Hematita, já na prática, uma linguagem muito simples que já podem utilizar em seus projetos.
“A escrita de projeto foi muito bacana e importe. Hoje, eu que estou diretamente na Associação Atlética Hematita, que está no esporte, e nossa Marujada de Hematita, que está na cultura, entendi de uma forma bem simples e bem objetiva que escrever projetos também é possível para nós, cidadãos comuns. A gente fica achando que escrever projeto é muito complicado, mas trabalhando na plataforma correta, com as instruções certas como a do Bruno neste curso, é possível escrevermos projetos e assim ajudar diretamente a nossa comunidade”, disse.
Ampliando oportunidades
“Levar conhecimento e despertar o protagonismo cultural em cidades como Antônio Dias e Hematita é uma das partes mais bonitas do nosso trabalho. Cada curso é um encontro com pessoas cheias de talento, de vontade e de histórias que merecem ser contadas. Ver cada participante acreditando no seu potencial e entendendo que pode transformar a realidade da sua comunidade por meio da cultura é o que dá sentido a tudo isso”, destacou Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções.
Segundo o representante da Bemisa, André Tôrres, “para a Bemisa, investir em formação e fomentar o desenvolvimento cultural das comunidades onde atuamos é parte do nosso compromisso com o território.
Projetos como o PEPA ampliam o acesso ao conhecimento e fortalecem as redes locais de cultura, estimulando o empreendedorismo e a sustentabilidade das iniciativas culturais”, finalizou.














































































