Projeto Arte Viva Savassi

Por Rodrigo Santto
A ambientação do “Projeto Arte Viva Savassi” se consolida na proposta que atende parte do “Projeto Via Albuquerque/Savassi Criativa”, baseado nos conceitos da Unidade de Harvard da Pessoa Integral, tento como ponto focal o desenvolvimento humano. A estratégia pressupõe 7 patamares: Ideia, Reflexão, Decisão, Planejamento, Ação, Transformação e Sonho Grande. Ao galgar estes patamares, atingimos estados elevados da existência humana.

A construção dessa trajetória tem como base a “Economia Criativa”, calcada na Inovação, Conexão e Cultura, observando a Paz, Felicidade, Liberdade, Integridade e Integralidade.
Para tal, será necessário contemplar o ser humano na sua totalidade: Corpo, Mente, Coração e Espírito.
O Projeto Via Albuquerque propõe a representação dessas entidades ao longo da sua vida, iniciando na Praça da Savassi, seguindo por 4 quarteirões em direção ao Minas Tênis Clube.
O Projeto Arte Viva, da pintura, se insere no segmento “Espírito”, localizado na Esquina da Paz, juntamente com outras artes, tais como a Literatura, Música e Gastronomia.
PRECEITOS & HISTÓRICO
Segundo Eugène Fromentin, “A arte de pintar é apenas a arte de exprimir o invisível através do visível”.
Trata-se da capacidade de ressignificar ou de representar determinada realidade na ótica do artista.
Arte é silêncio, reclusão, transgressão, inventividade, comunicação, criação, mas acima de tudo é a expressão humana, em suas múltiplas possibilidades.
A interação e a conexão entre arte e o observador propões uma química inequívoca, onde os elementos da pintura suscitam conexões significantes para quem observa e se encanta.
Desde muito, a pintura ao vivo vem sendo praticada mundo afora, para encantamento do público, que tem a possibilidade de acompanhar o processo criativo e peculiar de cada autor.

Em setembro de 2003, o artista Santto propôs a criação do grupo ARTEVIVA, composto por 7 artistas de Belo Horizonte: Beth Pádua, Luiz Pêgo, Lorena Magalhães, Maria Luiza Drumond, Mirian, Pedro Pansica e Raphael Baptista, compondo o projeto Vila Albuquerque/Esquina da Paz, sob a batuta do idealizador Nelson Galizzi e apoio do “Mercado da Boca”.
O ARTEVIVA traz ao local um atelier a céu aberto, com pintura ao vivo, cujos estilos vão do acadêmico ao contemporâneo, compondo o ambiente artístico e boêmio de BH, tão caro aos mineiros e visitantes, localizado na esquina da Rua Antônio Albuquerque, com a Rua Levindo Lopez, todos os sábados de 11:00 às 15:00 horas.
ESTRUTURA
O projeto ARTEVIVA é baseado na produção da arte através da pintura, realizada ao vivo, desde a sua concepção até a sua conclusão, sob a observação do público.
Todos os sábados, os 7 artistas e seus convidados instalam os seus cavaletes em frente ao “Mercado da Boca” e desenvolvem o seu processo criativo, cada um no seu estilo, para deleite do público.
Escultura, música e teatro estão previstos para o futuro próximo, dependendo da expansão da área destinada ao Projeto.
Em abril de 1024 já tivemos a participação de mais novos artistas: Cláudia Caciquinha, Demogolet, Salin de Sá, Vander Masciel, William Pereira e Luz Jahnel.
BENEFÍCOS
Os benefícios deste projeto atendem aos padrões internacionais 360 graus:
Para o Público: Possibilidade do contato e da ambientação com o mundo das artes, aumentando a sua cultura e sensibilidade artísticas.
Para os Turistas: Mais opções de entretenimento cultural.
Para os Artistas: Contato direto com o público, maior divulgação e comercialização da sua arte.
Para o Comércio: Atividade tanto para o público local, quanto para turistas.
Para o Galerista: Possibilidade de conhecer in loco o trabalho de novos artistas.
Para a Cidade: Humanização, inclusão, atratividade, consolidação da cultura local, aumento dos espaços de convivência.