SGU: Unimed Vale do Aço implanta novo sistema de gestão
- Fernand Lodi
- 23 de jun.
- 3 min de leitura

Nesta quinta-feira (19), a Unimed Vale do Aço deu um passo importante rumo à transformação digital e à modernização de seus processos internos com o Go Live do SGU – Sistema de Gestão Unimed.
A partir de agora, a cooperativa deixa de utilizar o antigo sistema e passa a operar integralmente com o SGU, plataforma que já é referência em várias Unimeds do país.
Desenvolvido especialmente para atender as necessidades das operadoras de planos de saúde, o SGU traz como principal benefício a integração de todos os processos relacionados à gestão do plano de saúde, desde o cadastramento de beneficiários, auditoria de contas, faturamento, até o atendimento às exigências da ANS e da Unimed Brasil.
A mudança reforça o compromisso da Unimed Vale do Aço em colocar o cliente no centro do negócio.
A modernização traz mais agilidade, eficiência e segurança, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados ao beneficiário.
“Nosso propósito de salvar vidas e o nosso jeito de cuidar ganham ainda mais força com a adoção de ferramentas que garantem a excelência na gestão e no atendimento. O SGU é um importante aliado nesse processo de evolução contínua”, destaca o superintendente administrativo-financeiro, Takeshi Nomura.
Um projeto colaborativo: o QG do SGU
Para garantir o sucesso da implantação, a Unimed Vale do Aço estruturou um espaço especial chamado de QG do SGU.
O local reuniu colaboradores-chave de diversas áreas, criando um ambiente estratégico para concentrar esforços, tomadas de decisão e aprendizados durante a virada do sistema.
“O QG foi essencial para o alinhamento entre os setores e para a união dos usuários-chave, que têm um olhar técnico e próximo de cada módulo do sistema. Essa integração entre processos e pessoas fez toda a diferença para o sucesso do projeto”, afirmou Flávia Lage, colaboradora da Contabilidade envolvida no processo.
Benefícios que impactam diretamente o cliente
O SGU chega com uma série de vantagens para a Unimed Vale do Aço, como a informatização de todo o processo da operadora; a redução de custos administrativos e assistenciais; e melhoria nos processos de auditoria de contas, agora com regras dinâmicas e menos necessidade de customizações; a prevenção de fraudes; o alinhamento com as normas da ANS e da Unimed Brasil; a sustentabilidade financeira da singular; a integração nativa com o ERP Pirâmide; o fortalecimento da transformação digital dentro da cooperativa.
“Mais que uma mudança de sistema, o SGU representa um avanço na forma como a Unimed Vale do Aço gere seus processos, com mais inteligência, segurança e foco no que realmente importa: cuidar da saúde de seus beneficiários com qualidade, eficiência e humanização”, explicou Eloi Melo, gerente de TI da cooperativa.
Para o diretor-administrativo financeiro da Unimed Vale do Aço, dr. Cássio Schettino, mais do que uma mudança operacional, a implantação do novo sistema vem de encontro ao patamar de maturidade alcançado pela cooperativa.
“Sabemos que a jornada de implantação de um novo sistema de gestão é desafiadora — cheia de aprendizados, adaptações e superações. Mas também é um marco histórico que construímos juntos. Cada esforço, cada hora dedicada e cada obstáculo vencido está pavimentando o caminho para uma cooperativa mais moderna, eficiente e preparada para o futuro. Nossos cooperadores são a base dessa transformação. É com o compromisso, o talento e a cooperação de cada um que tornamos esse sonho possível. Esse é um pequeno gesto diante da grandiosidade de tudo que cada um de nossos cooperadores fez por esse momento de nossa cooperativa. Sigamos firmes, com orgulho do que já conquistamos e com a certeza de que, ao final dessa jornada, seremos ainda mais fortes como equipe, como cooperativa e como agentes de cuidado com a vida”, afirmou.